Estresse

Muitas vezes, o conceito de estresse está relacionado ao conceito de trauma, pois são conceitos que se complementam entre si. Porém, diferenças existem entre ambos. Enquanto o trauma tem uma nítida conotação com uma intensa repercussão emocional, o estresse está associado mais diretamente ao sistema biológico. Ou seja, os sintomas envolvidos nos quadros de estresse são resultantes da tentativa do organismo para lidar a sobrecarga na vigência de uma experiência traumática.

 

Em outras palavras, o organismo se prepara para fugir ou para enfrentar a situação problema, por meio de modificações neurobiológicas, com secreção de substâncias químicas, como a conhecida adrenalina. Como consequência, sintomas como aceleração cardíaca, suor excessivo, medo, confusão, ataque de pânico, fadiga, desconexão, dentre outros, são frequentes. Soma-se a isso uma maior suscetibilidade para explosões de impulsividade e agressividade, uma vez que o indivíduo, sob estresse, comumente encontra-se mais vulnerável.

 

No que diz respeito ao tratamento, existem diversas propostas que visam, sobretudo, orientar o indivíduo acerca da melhor forma de aliviar ou administrar o estresse. Em geral, as perspectivas terapêuticas são multidimensionais, ou seja, incluem a prática de atividades físicas regulares, técnicas de relaxamento, alimentação saudável já que o foco principal é a necessidade de mudança de estilo de vida.

 

A psicoterapia também é uma proposta que pode auxiliar o indivíduo não só a reverter o quadro clínico, mas, sobretudo, uma proposta que pode ajudá-lo a reconhecer e compreender quais são os fatores geradores do estresse. Em outras palavras, é preciso que o paciente primeiramente saiba e reconheça o que o está incomodando e o prejudicando.

 

Em algumas situações, por determinado período, o uso de medicamentos - como calmantes ou antidepressivos - pode ser necessário. Porém, nestes casos, somente um profissional poderá indicar o melhor remédio.

 

Informativos

Receba notícias, convites de palestras / eventos e mais informações em seu e-mail: