Infertilidade

Embora a gravidez possa ser considerada um processo muito natural, para muitos casais pode tornar-se um processo muito difícil. A impossibilidade de gestar afeta hoje de 15 a 20% da população e sua constatação pode causar um abalo psíquico significativo na mulher e no casal que deseja ter um filho. Ninguém nunca imagina que ter filho pode ser algo impossível ou difícil. O diagnóstico de infertilidade pode gerar inúmeros sentimentos negativos como tristeza, ansiedade, vergonha, pena, culpa e angústia, e as consequências podem se estender para outros campos de realização, afetando seriamente a relação do casal, a relação com a família e até mesmo a vida profissional.

 

Há uma importante diferença entre o conceito de esterilidade e infertilidade. Na esterilidade há alguma condição orgânica (na mulher ou no homem) que impossibilita a gravidez de forma natural. Já a infertilidade indica uma condição em que a mulher não consegue engravidar e os exames físicos do casal não indicam uma causa orgânica. Dentre as causas possíveis, o fator emocional pode ter um papel fundamental; e a experiência clínica comprova que a infertilidade, por razões puramente emocionais, responde bem à psicoterapia.

 

Seja qual for a situação, a busca por tratamento médico ou técnicas de reprodução assistida acaba se tornando para o casal a principal forma de encontrar uma solução para o problema. Médicos especialistas tentarão resolver o problema físico impeditivo, ou buscarão tecnologias reprodutivas para alcançar a gestação bem-sucedida.

 

O percurso percorrido pelos casais nestes tratamentos, no entanto, pode se tornar muito difícil e desgastante. O investimento, tanto financeiro quanto emocional, pode ser muito alto: a nova rotina de exames, procedimentos médicos invasivos, novas informações, incertezas, tentativas frustradas, etc., desencadeiam sentimentos novos e oscilantes que na grande maioria dos casos necessitam de um acompanhamento psicológico antes, durante e após o tratamento.

 

Informativos

Receba notícias, convites de palestras / eventos e mais informações em seu e-mail: