O que é Orientação Psicológica

1. O que é Orientação Psicológica?

O Programa de Orientação Psicológica (POP) desenvolvido pelo Centro de Atendimento em Psicoterapia Breve (CAPB) é uma alternativa de ajuda terapêutica e seu objetivo fundamental é oferece informação, orientação e encaminhamento adequado àqueles que procuram algum tipo de assistência psicológica. Considerado um recurso inovador e eficiente em vários países, o POP pode ser, portanto, caracterizado como o "ponto de partida", uma vez que propicia ao interessado, alternativas de ajuda para suas demandas e problemáticas.


Além disso, o POP conta com a disponibilidade, a flexibilidade e os recursos do profissional de psicologia, aspectos que favorecem ao cliente uma visão mais abrangente de suas questões, o que pode ser suficientemente terapêutico para que o mesmo se organize internamente frente a sua problemática e prossiga sua vida sem a necessidade de iniciar algum tipo tratamento mais específico.

 

2. Quando procurar?

O POP é destinado a todas as pessoas que, por circunstâncias diversas, estão mais fragilizadas emocionalmente e mais inseguras para lidarem e conduzirem sozinhas a situação problema vivenciada e que estejam em busca algum tipo de ajuda ou tratamento; porém, nem sempre, com esclarecimentos suficientes, aspecto que, sem dúvida, precisa ser levado em conta neste momento.


 

3. Qual a diferença entre a Orientação Psicológica e a Psicoterapia?

A orientação psicológica é uma proposta de trabalho breve e pontual, destinada a todas as pessoas que, por circunstâncias diversas, estão mais fragilizadas emocionalmente e mais inseguras para lidarem e conduzirem sozinhas a situação problema vivenciada e que estejam em busca algum tipo de ajuda ou tratamento, porém, nem sempre, com esclarecimentos suficientes. Ou seja, é um "ponto de partida" entre o profissional e aquele que solicita ajuda, onde você tem a possibilidade de apresentar os seus anseios, questionamentos, problemas, assim como, seus objetivos e/ou suas expectativas. No decorrer do trabalho de orientação psicológica, algumas conclusões poderão ser formuladas em conjunto com o profissional responsável, particularmente, no que se refere ao direcionamento para um tipo de tratamento ou, até mesmo, na elaboração de ações mais adequadas e a pessoa se dar por satisfeita no momento.


Já a psicoterapia, é um método de trabalho que busca amenizar o sofrimento da pessoa por meio de um processo de autoconhecimento. Assim, ajuda a pessoa a vislumbrar o real motivo que está por trás de suas queixas e conflitos, a perceber o que quer e, principalmente, a se responsabilizar pelas suas escolhas e condutas, muitas vezes, responsáveis pela situação geradora de conflitos.


A psicoterapia, portanto, é um processo de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal que, quando eficaz, leva o paciente a modificar suas atitudes, a mudar a visão de si mesmo e, principalmente, a se redescobrir como um indivíduo potencialmente criativo a partir do que se é e do que se tem.


As psicoterapias podem ter um limite de tempo ou não. As chamadas psicoterapias breves correspondem a uma modalidade de trabalho que tem como especificidade o limite de tempo estabelecido e a ênfase no trabalho com um foco, o qual pode ser definido como o principal problema que motiva a pessoa a buscar ajuda.


Importante assinalar que, muitas vezes, as pessoas que procuram algum tipo de ajuda psicológica estão, obviamente, motivadas por seu mal-estar, seu sofrimento, mas não pela decisão de - realmente - iniciar um processo de psicoterapia. Além disso, pelo não conhecimento das diferentes modalidades de ajuda psicológica, pode-se fazer uma escolha inadequada, cujo resultado, não raras vezes, acaba sendo muito frustrante.


Daí o porquê da importância de, em algumas situações, você recorrer à orientação psicológica!


 

4. Como funciona o POP?

O POP tem com proposta de trabalho a realização de 04 encontros, com duração de aproximadamente 1h15 e com datas previamente agendadas com os profissionais responsáveis.


O primeiro encontro visa estabelecer um contacto e uma apresentação inicial entre você e o profissional. Neste momento, você tem a possibilidade de apresentar os seus anseios, questionamentos, problemas, assim como, seus objetivos e/ou suas expectativas. Posteriormente, algumas conclusões poderão ser formuladas em conjunto com o profissional responsável, particularmente, no que se refere ao tratamento mais recomendável.


 

5. Quais as formas de orientação psicológicas oferecidas?

Dentre as formas de orientação oferecidas pelo nosso programa destacamos:

  • Orientação psicológica para pais;
  • Orientação psicológica para casais e famílias;
  • Orientação psicológica para situações de crises (luto, doenças, separações);
  • Orientação Psicopedagógica.

 

6. Qual o custo do POP?

O valor dos quatro encontros propostos para o Programa de Orientação Psicológica é de R$ 600,00.


 

7. Orientação Psicológica OnLine

Você também pode optar pelo serviço de Orientação Psicológica à distância e mediado pela Internet, que ocorre por email, WhatsApp ou Skype.

Mais informações:

Para mais informações, envie um email para informacao@capbreve.com.br, ligue (11) 99846-0204 ou acesse nosso informativo sobre o tema: Artigo 12.

Informativos

Receba notícias, convites de palestras / eventos e mais informações em seu e-mail: