Orientação a Pais

Nem sempre a queixa trazida pelos pais corresponde ao que de fato está gerando o conflito psíquico na criança ou o sintoma que ela apresenta.

 

O processo de Orientação possibilita aos pais o reconhecimento de suas expectativas em relação à criança, uma maior compreensão do significado dos sintomas apresentados por ela, a percepção de quais são as dificuldades existentes nas relações entre os membros daquela família e como cada um pode estar influenciando nessa situação conflituosa e geradora de dor psíquica.

 

Além disso, tendo um espaço para refletir e para ouvir um ao outro, o casal pode resgatar a relação que ficara esquecida ao longo do tempo ou encoberta pelas dificuldades emocionais do filho(s). Outro benefício é a possibilidade dos pais resgatarem os próprios recursos de enfrentamento das dificuldades cotidianas da família, uma vez que, através da reflexão e do auto-conhecimento, podem juntos encontrar soluções para a forma de lidar com o filho.

 

Assim, ampliando o entendimento da realidade e sabendo que cada indivíduo responde de uma maneira aos estímulos vindos dos pais, sendo orientados estes conseguem compreender a influência de suas atitudes no comportamento da criança/adolescente e alterá-las, auxiliando na construção de um indivíduo emocionalmente saudável.

 

A Orientação de Pais é uma modalidade de atendimento que pode ocorrer de forma exclusiva ou complementar ao atendimento da criança. As sessões podem ser regulares e num período continuo de tempo ou serem esporádicas, dependendo da necessidade e disponibilidade dos pais e da criança.

 

Informativos

Receba notícias, convites de palestras / eventos e mais informações em seu e-mail: