Quando buscar psicoterapia

Quando, por motivos diversos, percebemos que não estamos conseguindo lidar com obstáculos e superar as dificuldades que são inerentes à vida. Sentimentos de impotência, menos valia, falta de iniciativa, pessimismo, desesperança, ansiedade, dores constantes e sem causa física, insônia ou excesso de sono - dentre outros sintomas físicos ou psicológicos - pode ser um sinal de que algo não está bem.

 

A procura por uma psicoterapia não é sinal de desequilíbrio, fraqueza ou incompetência para enfrentar nossos problemas e desafios pessoais, mas sim, um sinal de reconhecimento de que somos humanos e, portanto, sujeitos a limitações perante as diversas situações muitas vezes inesperadas que a vida nos impõe.

 

Além disso, é importante assinalar que na atualidade, em decorrência de um cotidiano caracterizado por diversas e intensas pressões, o indivíduo pode ser levado a um estado de insatisfação generalizada que, por sua vez, desencadeia uma série de questionamentos, conflitos e sofrimento.

 

O trabalho psicoterapêutico, portanto, é um processo de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal; pois, quando eficaz, ele leva o paciente a modificar suas atitudes, a mudar a visão de si mesmo e, principalmente, a se redescobrir como potencialmente criativo a partir do que é e do que tem.

 

Informativos

Receba notícias, convites de palestras / eventos e mais informações em seu e-mail: